UNIVERSIDADE HOLISTICA DO BRASIL

SITE DA TURMA IV ANO 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

AS COURAÇAS (POR Maria Cristina T.do Amaral)

Segundo Wilhelm Reich um terapeuta americano,o corpo humano é capaz de gerar energia atravez de suas emoçoes,principalmente da energia orgonica que é gerada pelo orgasmo. Essas emoçoes agem diretamento sobre o organismo e quando reprimidas geram doenças psicossomàticas.Segundo Reich todas as doenças sao consequencia de emoçoes reprimidas ou contrariadas.


Wilhelm Reich, que viveu de 1897 a 1957, era um dos diversos analistas que se encontravam regularmente com Sigmund Freud para compartilhar das experiências com este novo método de tratamento e para formular os conceitos teóricos subjacentes. Wilhelm Reich introduziu na psicanálise a observação do corpo, como as expressões dos olhos e da face, a qualidade da voz e os padrões de tensão muscular . O que nós chamamos hoje de linguagem corporal foi descrita primeiramente por ele.
Do mesmo modo que Freud notou uma divisão entre uma memória consciente e inconsciente, Reich notou uma divisão nas expressões do corpo. Por exemplo, uma pessoa pode sorrir mas estar inconsciente que sua face se mostra triste. Pode também dizer palavras amáveis mas não reconhecer que há um ressentimento em seus olhos ou que seu maxilar está fixo numa expressão de desprezo.

Wilhelm foi ainda mais com suas inovações. Descobriu que todas as características da transferência e da resistência estão colocadas no corpo, como um documento físico da historia da vida de uma pessoa. Isto inclui as memórias de experiências traumáticas precoces , crenças e atitudes vistas como estratégias desenvolvidas como uma resposta. O corpo manifesta isto através de um nível baixo de energia e dos bloqueios no fluxo da energia. Uma pessoa cujo o fluxo da energia fosse obstruído perdeu uma parte de sua vivacidade e personalidade, podendo tornar-se deprimido e tendo que confiar em sua força de vontade para realizar tarefas diárias. Pode ter a dificuldade em se aproximar das pessoas ou sentir prazer. A vida perde sua cor e torna-se monótona. Reich chamou esta energia bioelétrica de orgone ou bioenergia.
Bloqueios no fluxo desta energia, provoca uma tensão tornando-se crônica nos grupos musculares; uma tensão que tende a ser inconsciente para a pessoa. Por exemplo, um diafragma comprimido cronicamente interrompe a onda respiratória , causando um respirar superficial. Como conseqüência a entrada do oxigênio é reduzida como também o nível de energia da pessoa. Tal respiração superficial é um jeito de mantermos nossas emoções controladas. Reich ensinou seus pacientes a respirar profundamente. Como conseqüência seu nível de energia aumentou. Ele trabalhou diretamente com os músculos cronicamente tensos e o fluxo de bioenergia melhorou. As pessoas aparentavam mais vida, olhos mais brilhantes, sua pele se tornava mais rosada, sua voz mais profunda e forte e seus movimentos com um fluir gracioso.

Para praticar alguns exercicios bioenergéticos basta clicar aqui
















Nenhum comentário:

Postar um comentário